Ceratocone

Pentacam

Ceratocone

Condição em que o tecido transparente na superfície anterior do olho (córnea) se curva para fora. No ceratocone, o tecido transparente em forma de cúpula que cobre o olho (córnea) afina e se projeta para fora em forma de cone. Sua causa é desconhecida.

 

Os sintomas aparecem pela primeira vez durante a puberdade ou no final da adolescência e incluem visão turva e sensibilidade à luz e claridade.

 

A visão pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato desde o início. Em alguns casos pode ser inserido um pequeno segmento de anel (ANEL INTRA ESTROMAL) que tem por objetivo corrigir as distorções da córnea, é quase uma "cirurgia ortopédica" que reguraliza parcialmente a curvatura corneana. A cirurgia realizada na Clinica de Olhos Massilon Vasconcelos, utiliza o LenSx® Laser para a inserção do Anel.

Vantagens em utilizar o LenSx® Laser:

– Pós-operatório mais rápido;
– Menos trauma nos olhos;
– Maior precisão na implantação do anel intra estromal;
– Cirurgia mais segura;
– Menos riscos de o paciente desenvolver em longo prazo outros problemas oculares;
– Menor possibilidade de dependência de óculos corretivos, após a cirurgia.

O diagnóstico de Ceratocone pode demorar a ser alcançado, porque a doença leva tempo até evoluir para o estágio em que a córnea fica visivelmente pontuda. Uma das formas de identificar logo a doença é através de exames periódicos, um desses exames é o PENTACAM que a Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos conta com essa ferramenta de diagnóstico, e disponibiliza para seus clientes, venha e marque sua consulta.

PENTACAM é um exame utilizado na oftalmologia onde se realiza uma tomografia de coerência ótica bilateral da córnea e do restante segmento anterior do olho, com objetivo de diagnosticar algumas patologias oculares, como por exemplo, astigmatismo, ceratocone, catarata, glaucoma, entre outras doenças dos olhos.

 

O PENTACAM é, assim, um exame oftalmológico que obtém imagens em 360° e em três dimensões (3D) da superfície anterior e posterior da córnea e do cristalino. Veja fotos superiores. 

Tomografia da córnea

O PENTACAM serve para o oftalmologista obter mapas topográficos (tomografia) com informações relevantes da elevação da superfície anterior e posterior da córnea, paquimetria da córnea, profundidade e volume da câmara anterior, valores de densidade ótica do cristalino, aberrometria corneana e medição do ângulo irido-corneano. 

Este exame complementar de diagnóstico permite, ainda, ao médico oftalmologista adquirir informações para determinar o cálculo da potência das lentes intra-oculares (LIO), para avaliações prévias da córnea na cirurgia refrativa, no sentido de acautelar possíveis riscos da cirurgia, etc.

Pentacam

©  2020. Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos

Tel.: (85) 3458-1022

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Avenida Dom Luis, 500 - 12° Andar - Salas 1201 a 1209  - Shopping Aldeota Expansão - Meireles - Fortaleza - CE -  Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira de 8h as 18h.

(85) 98114-9012